Scholarships/pt

From Wikimania 2011 • Haifa, Israel

Programa de Bolsas da Wikimania 2011

Wikimania 2011, a 7ª conferência internacional anual, será realizada entre 4 e 7 de agosto de 2011. A sede será Haifa, Israel. A Fundação Wikimedia está oferecendo um número limitado de bolsas para custear viagens de ida e volta, hospedagem e inscrição para a Wikimania 2011 de pessoas selecionadas.

Total ou parcial, ambas estarão disponíveis para a Wikimania

  • Bolsa total pagará os custos da viagem, os custos das acomodações nos alojamentos e o registro;
  • Bolsa parcial, subsidiará até 300 dólares nos custos da viagem.

Objetivos do Programa

  • Fazer da Wikimania 2011 uma conferência internacional produtiva e bem sucedida.
  • Apoiar os projetos da Wikimedia, fomentando a participação.
  • Enriquecer a conferência com a presença de um grupo diversificado de participantes ativos e novos no movimento Wikimedia.

Sobre as candidaturas

Elegibilidade (quem pode se candidatar a uma bolsa): Qualquer colaborador ativo de um projeto da Wikimedia e/ou voluntário da Wikimedia em qualquer outra forma, de qualquer lugar do mundo, é considerado elegível. Participantes de outras iniciativas de conhecimento livre, software livre, colaborativas e/ou educacionais são também incentivados a se candidatar.

Seleção: Todos os pedidos são revisados pelo Comitê de Revisão de Bolsas da Wikimania. Os critérios de seleção dos bolsistas foram determinados pela Comissão do Programa de Bolsas, de acordo com os objetivos e as áreas-foco da Wikimania e da Wikimedia.

Prazo final para apresentação: O prazo final para inscrição no Programa de Bolsas da Wikimania 2011 é 31 de janeiro de 2011 às 23:59:59 UTC. Não serão aceitos pedidos após essa data.

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas da Wikimania 2011, visite a página de Perguntas e Respostas.

Critérios de seleção dos candidatos

Processo

O comitê de revisão das bolsas, avaliará baseado em um conjunto de critérios e considerações especiais*. O cronograma previsto para o programa de bolsa é:

  • Janeiro, de 1 à 31, 2011 - Pedido de bolsa aberto;
  • Janeiro até março, 2011 - Seleção das bolsas pelo comitê;
  • Fim de março, começo de abril. - Requerentes da bolsa são informados sobre a decisão.
  • O comitê dará prioridade aos candidatos a bolsa que se encaixam no perfil que foi estabelecido como prioritário no Strategic Planning do Movimento Wikimedia, ou seja, países do "hemisfério sul", e em especial, Índia, Brasil, Oriente Médio/Norte da África e candidatas do sexo feminino.


Uma nota sobre Consideração especial: Seguindo-se ao processo de avaliação da comissão, uma atenção especial será dada para 1) apresentadores de programa, 2) candidatos provenientes de regiões priorizadas pela Wikimedia (conforme determinado na construção do planejamento estratégico: Índia, Brasil, Rússia, regiões de língua árabe do Oriente Médio e Norte da África, Indonésia e Turquia).

Critérios de Seleção 2011

Atividade dentro da Wikimedia

Atividade dentro da Wikimedia: participantes altamente envolvidos nos projetos Wikimedia: editores, wikimedistas, e membros da comunidade que agreguem valor à Wikimania por meio de sua experiência, conhecimento e dedicação às atividades online e/ou off-line, como o envolvimento em atividades de capítulos, encontros, etc

4 = Altíssimo nível de participação, definido por um envolvimento contínuo e de alto impacto em dois ou mais projetos, capítulos ou iniciativas Wikimedia (ou como os revisores considerarem "altíssimo nível")

3 = Alto nível de participação, definido por um envolvimento contínuo e de alto impacto em um ou mais projetos, capítulos ou iniciativas Wikimedia (ou como os revisores considerarem "alto nível")

2 = Médio nível de participação, definido por um envolvimento contínuo e de médio impacto em um ou mais projetos, capítulos ou iniciativas Wikimedia (ou como os revisores considerarem "médio nível")

1 = Baixo nível de participação, definido por uma conta relativamente nova, algumas edições e pouco ou nenhum envolvimento em qualquer projeto ou iniciativa Wikimedia.

0 = Sem participação, definido por uma conta nova, ou quase sem nenhuma edição, e nenhuma participação em qualquer projeto ou iniciativa Wikimedia.

A com potencial para tornar-se novo participante do Movimento Wikimedia

O candidato deve ter objetivos concretos que estejam alinhados com os objetivos do Movimento Wikimedia e no futuro poderá representar algo impactante no movimento.


Atividade de fora da Wikimedia

Atividade fora da Wikimedia: aqueles que demonstram potencial para agregar valor aos projetos da Wikimedia e ao movimento, e que podem melhorar e desenvolver esse potencial na Wikimania, e disseminar o que aprenderem na Wikimania às suas respectivas comunidades. Estes participantes podem exibir qualidades de inovação e participação em outros aspectos da cultura livre/de conteúdo aberto.

4 = Alto nível de participação, pela participação em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre, ou de software livre, com altíssimo potencial de benefício para a Wikimedia.

3 = Médio-alto nível de participação, definido pela participação em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre, ou de software livre, com alto potencial de benefício para a Wikimedia.

2 = Médio nível de participação, definido pela participação em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre, ou de software livre, com algum potencial de benefício para a Wikimedia.

1 = Baixo nível de participação, definido pela participação em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre, ou de software livre, com baixo potencial de benefício para a Wikimedia.

0 = Sem participação, definido pelo não envolvimento em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre, ou de software livre.