FAQ/pt

From Wikimania 2011 • Haifa, Israel
< FAQ

* ar/العربية (in progress) * cs/čeština (missing) * de /Deutsch (proofreading)* en/English (published)* es/español (in progress) * eu/euskara (missing) * fr/français (missing) * he/עברית (published)* hu/magyar (missing) * it/italiano (in progress) * ja/日本語 (missing) * ko/한국어 (missing) * ms/Bahasa Melayu (missing) * nl/Nederlands (missing) * pl/polski (missing) * pt/português (published)* ru/русский (published)* tr/Türkçe (missing) * za/Vahcuengh (missing) * * * * * * * * * * *

destination: FAQ
source update: 2010-08-24

Bem-vindo às Perguntas e Respostas da Wikimania 2011! Se você tem alguma pergunta não relacionada aqui, sinta-se livre para enviar-nos um e-mail ou lançar sua pergunta no Balcão de Informações.

Informações Gerais

O que é a Wikimania?
É uma conferência para pessoas que colaboram com os projetos da Wikimedia Foundation (principalmente com a famosa Wikipedia) e outras pessoas que se interessam por wikis, software livre, conteúdo aberto e educação/desenvolvimento global. Ver as páginas no Meta e na Wikipédia para mais informações.
Onde será a conferência será realizada a Wikimania deste ano?
A Wikimania 2011 será realizada no Auditório Haifa, em Haifa, Israel.
Quando será a conferência será realizada a Wikimania deste ano?
  • Os encontros de desenvolvedores (hacking days) acontecerão na terça e na quarta-feira, dis 2 e 3 de agosto de 2011.
  • A Conferência de Capítulos e outros encontros ocorrerão na quarta-feira, dia 3 de agosto de 2011.
  • A conferência acontecerá de quinta a domingo, dias 4 a 7 de agosto de 2011. Note que o último dia é para excursões guiadas, organizadas e custeadas por todo o país. Existe a opção de um dia adicional de excursões na segunda-feira, dia 8 de agosto de 2011.

Informações locais

Ver artigo principal: Informações locais.
O que é Haifa e onde fica?
Haifa, seus distritos e sua região metropolitana dentro de Israel
Haifa (חֵיפָה; حَيْفَا) é a maior cidade do norte de Israel, e a terceira maior cidade do país, com uma população de mais de 264.900 habitantes. A cidade está construída

A cidade foi construída nas encostas do imponente Monte Carmelo e ao longo das belas praias mediterrâneas da Baía de Haifa.

Que idiomas são falados em Haifa (e em Israel)?
As principais línguas faladas em Haifa (e em Israel) são o hebraico, o inglês (cerca de 90% da população, a maioria como segunda língua), árabe (cerca de 20%) e russo (cerca de 20%). Todas as sinalizações das ruas estão em hebraico, árabe e inglês. Serviços automatizados são geralmente oferecidos em hebraico, árabe, inglês e russo.
Ver também Getting along in Hebrew e Getting along in Arabic.
As pessoas falam francês em Haifa (e em Israel)?
Algumas falam. Em Haifa, existe um instituto cultural francês. No entanto, não é tão comum quanto em outras cidades de Israel (Netanya e Tel Aviv).
Como é o clima durante o verão?
Veja Clima. Note que todos os edifícios e veículos de transporte público são climatizados.
Que tipos de roupas que vocês sugerem?
Camisetas e óculos de sol. Também traga roupas de praia.
Quais são os padrões locais de eletricidade e telecomunicações?
A voltagem em Israel é de 220 volts em 50 hertz, e são usadas tomadas do tipo H.
Veja aqui algumas dicas.
Qual é a moeda de Israel?
A moeda israelense é o NIS (Novo Shekel Israelita)
Ver Moeda de Israel, e Compras.
Posso usar meu cartão de crédito em Haifa (e em Israel)?
Sim, cartões de crédito internacionais são aceitos em quase todas as lojas, restaurantes, hotéis, etc. Os mais populares são Visa e MasterCard.
American Express e Diners Club são também bem aceitos.
Se você precisar de algum dinheiro do seu cartão de crédito, existe um caixa eletrônico no local do evento, e seis outros no Centro de Carmel (5 a 10 minutos a pé do local).
Qual é o fuso horário israelense?
Como a conferência será realizada no verão, o fuso é UTC+3. Durante a maior parte do ano, o fuso horário israelense é equivalente ao Horário do Leste Europeu (EET/EEST - Helsinque, Riga, Kaliningrado, Bucareste, Sofia, Atenas, Ancara, Nicósia, etc.) Note que pode haver uma diferença de horas entre o fuso de Israel e o fuso de seus países vizinhos (incluindo os territórios palestinos), devido à diferenças nas regulamentações do horário de verão (especialmente quando o Ramadã ocorre durante o verão, o que será o caso em 2011).
Qual é o horário comercial de Israel?
Os dias úteis são de domingo a quinta-feira. O principal dia de repouso semanal é o sábado, ou mais precisamente da tarde de sexta-feira até a noite de sábado, de acordo com a tradição judaica. As empresas costumam funcionar das 9h às 19h (com um intervalo de duas horas entre 14h e 16h), e escritórios geralmente funcionam das 8h às 16h ou das 9h às 17h. A maioria dos escritórios fecham durante todo o dia na sexta-feira, mas as lojas estão abertas na sexta-feira continuamente até 15h ou 16h. O transporte público é interrompido por cerca de 24 horas entre sexta e sábado, mas muitas linhas de ônibus de Haifa operam internamente por meio de um acordo local. Os táxis funcionam normalmente, mas cobram a tarifa noturna durante todo o dia do sábado. Em comunidades não-judaicas, podem existir regras diferentes. Em algumas cidades e bairros muçulmanos, a sexta-feira é considerada o principal repouso semanal, enquanto o sábado é um "repouso comercial" adicional. Nas comunidades cristãs, é comum ser observado o repouso dominical, além da sexta e do sábado.
Como os turistas gays e lésbicas são tratados em Haifa (e em Israel)?
A Parada do Orgulho Gay Haifa 2009 foi realizada no Carmelo Central, próximo ao local da conferência.
Diferente de muitas partes do Oriente Médio, Israel é um dos países mais "gay friendly" do mundo. De fato, em comparação com os Estados Unidos, Israel é bem liberal no que se refere aos direitos homossexuais. Embora não sejam realizados casamento entre gays ou lésbicas no país, o Estado reconhece os casamentos realizados em outros países, e o regime de união estável é aplicado da mesma forma a casais homossexuais ou heterossexuais. Tel Aviv é a cidade mais gay-friendly de Israel (muitos clubes, bares e restaurantes LGBT e lugares gay-friendly).
Haifa é uma cidade de mente aberta e não deve haver qualquer tipo de problema para os parceiros do mesmo sexo que queiram caminhar juntos em público, ficar no mesmo quarto de hotel e trocar carinhos publicamente. Apesar de Haifa não ter uma comunidade LGBT muito ativa, e sim uma pequena, a cidade realiza paradas gay desde 2003 ([1]).
Quem devo contatar em caso de emergência, enquanto eu estiver em Israel?
Existem três números de telefone de emergência em Israel, que podem ser discados de qualquer telefone, inclusive de celulares e dos vários telefones públicos das ruas. Os números são:
100 - Polícia
101 - Ambulância (MDA/"Estrela Vermelha de Davi")
102 - Corpo de Bombeiros
Ver também: Telefones úteis

Registro e Hospedagem

Dan Panorama Hotel
Academia do Hotel Mount Carmel
Que tipos de acomodação estarão disponíveis?
Ver Hospedagem.
As refeições estão incluídas?
Um café da manhã israelita está incluído na reserva de quarto de hoteis. Para os participantes da conferência que ficarão em dormitórios, o café da manhã será fornecido no local. Todos os almoços estão incluídos, e dois jantares (como parte do coquetel de abertura na quinta-feira e a festa no sábado à noite). A festa de recepção também incluirá um jantar leve. Opções para o jantar de sexta à noite serão sugeridas pelos organizadores (ver Onde Comer?).
Qual é horário de check-out do alojamento?
Normalmente, o horário de check-out nos hoteis é 12h (meio dia), mas isso pode variar de um hotel para outro.
Existe um ginásio ou academia perto das acomodações?
A maioria dos hoteis têm piscinas e salas de exercício. Há um ginásio público a cinco minutos a pé do local.
Será que as taxas de alojamento conferência estarão disponíveis para a semana anterior ou posterior à conferência, para que o visitante possa prolongar a sua estadia?
Sim - se for organizado com antecedência através da equipe Wikimania. A equipe também auxiliará na sugestão de alojamento em outras partes do país para pessoas que desejem prolongar a sua estadia.

Bolsas

Como faço para conseguir uma bolsa?
Ver Bolsas para mais informações.
Eu me candidatei a uma bolsa, quando vou saber se meu pedido foi aprovado?
A comissão de bolsas de estudo irá analisar as centenas de inscrições e responderá seu pedido após concluída a análise.
Eu tenho uma bolsa de estudos. Como serei reembolsado?
Esperamos que a viagem seja feita com antecedência. Com isso, não deverá haver gastos por parte dos bolsistas e o reembolso não será necessário.

Transporte e Visto

Eu preciso de documentos adicionais para entrar em Israel além do passaporte?
Ver Vistos. Todos os visitantes precisam de um passaporte válido com mais de seis meses de validade remanescente. Visitantes sem visto ou com visto de turista são geralmente autorizados a permanecer em Israel por até 90 dias.
Como estão os vôos internacionais?
Ver Voos.
Preciso carimbar o meu passaporte na fronteira?
NÃO. Ver Carimbar passaporte.
Socorro! Estou no aeroporto. Como faço para chegar à cidade?
Ver No aeroporto - chegando a Haifa
Socorro! Estou em Haifa. Como faço para chegar ao local?
Ver Em Haifa - chegando ao local
Ver Em Haifa - ficando para os hotéis
Ver Em Haifa - chegando ao dormitório
Socorro! Eu preciso de um táxi.
Ver Táxis

Conferência e Programa

Eu quero apresentar uma palestra, onde posso me inscrever?
Ver Call for Participation

Abordagem bilíngue

Eu li que a Wikimania 2011 será realizada em inglês e hebraico. Isso quer dizer que eu, que não falo hebraico, vou mesmo perder metade da conferência?
Apenas um tema (dos seis previstos) será apresentado em hebraico. O tema em hebraico terá tradução simultânea para o inglês, assim como foi feito na Wikimania em Buenos Aires. Alguns dos principais temas terão tradução simultânea para o hebraico.
Esta abordagem bilíngue implica na remoção de conteúdo em um idioma, a fim de abrir espaço para outro?
Não.

Ramadã

Eu sou muçulmano e percebi que a conferência ocorrerá durante o Ramadã 1432. Quando serão os horários de imsak e ifţar em Haifa?
Por favor, consulte Comunidade Muçulmana em Haifa para obter informações detalhadas.

Dúvidas gerais

Quem estará falando e quando?
Veja a Programação
Quando será a festa para os participantes?

Sujeito a alterações

  • 20:00 Quarta-feira, 3 de agosto: Festa inicial.
  • 19:30 Quinta-feira, 4 de agosto: Coquetel de abertura.
  • 17:00 Sábado, 6 de agosto - Festa na praia (encerramento).
(A festa começará mesmo ao pôr-do-sol - em torno de 19:00 - e o tempo antes é para nadar e aproveitar a praia).
Praias de Haifa
Que outros eventos relacionados ocorrerão lá?
  • Terça e quarta-feira, 2 e 3 de agosto: Hacking days e outros encontros.
  • Domingo, 7 de agosto - Passeios por Israel e na cidade de Haifa (várias excursões planejadas).
  • Segunda-feira, 8 de agosto - para aqueles que quiserem ficar mais um dia passeios adicionais em torno de Israel e na cidade de Haifa (várias excursões planejadas).
Note que não são cobradas taxas de conferência para os dias de excursões, e as taxas de conferências são referentes aos três dias da conferência principal.

Turismo

O que tem para fazer antes e depois do congresso?
Antes de tudo, observe as seguintes datas:
  • Terça e quarta-feira, 2 e 3 de agosto: Hacking days e outros encontros.
  • Domingo, 7 de agosto - Passeios por Israel e na cidade de Haifa (várias excursões planejadas).
Note que não são cobradas taxas de conferência para os dias de excursões, e as taxas de conferências são referentes aos três dias da conferência principal.

Ver também Opções de turismo, Onde comer?, Onde beber?

Quando as outras pessoas estarão lá?
Os hacking days e outros encontros ocorrerão na terça e na quarta-feira, 2 e 3 de agosto - e voluntários virão ainda antes disso. Na noite de quarta-feira haverá uma festa de recepção, então venha cedo, para desfrutar de mais dias de diversão.
É costume dar gorjeta?
A gorjeta é habitual apenas em restaurantes e hotéis. Contas de restaurantes geralmente não incluem o pagamento pelo serviço e, portanto, um adicional de 10% é esperado pelo garçom. Qualquer coisa além disso é considerada uma gratidão por um bom serviço. Gorjetas geralmente não são esperadas em restaurantes self-services ou em quiosques de comida que vendem falafel, shawarma, burek, etc. Dê gorjetas ao carregador do hotel (ou carregue suas malas - o que também é comum) . Não é necessário dar gorjetas a motoristas de táxi.

Diversos

Como é a comida de lá? Tenho necessidades dietéticas especiais, como eu fico?

A conferência irá fornecer todos os almoços, dois jantares e um café da manhã para todos os que não ficarem em um hotel com refeição inclusa. Também suco, bolo e café serão fornecidas durante os intervalos.
Toda a comida será kosher.
Uma opção vegetariana será fornecida a todos os que solicitarem.
Organizadores tentarão ajudar com outras necessidades dietéticas especiais.
Qual é o endereço de...? E o telefone de...?
Veja Address book
Devo levar meu laptop? Haverá acesso à internet sem fio?
No local haverá Wi-Fi, e também na recepção dos hotéis. Alguns dos quartos dos hotéis, mas nem todos, terão Wi-Fi sem custo adicional.

E sobre as praias?

Haifa tem mais de 7 km de praias maravilhosas, com muitos cafés e restaurantes ao longo da orla. A maioria das praias tem Wi-Fi disponível gratuitamente. Na tarde de 6 de agosto (sábado), após a cerimônia de encerramento da conferência, o ônibus levarão as pessoas que desejarem curtir uma das praias. O horário para a praia está agendado entre 17:00-19:30. Às 19h30, um jantar e uma festa serão realizados na mesma praia.
Eu sou um apresentador, como devo levar minha apresentação?
Disk on Key estará disponível para transferir a sua apresentação. Traga-a em um pendrive, um CD ou mesmo no seu computador - certifique-se de que ela seja entregue aos organizadores com um dia de antecedência para ter certeza de que está tudo em ordem. Ou mande-a por e-mail para os organizadores em "um endereço de e-mail seria útil aqui". Qualquer que seja a sua opção, é recomendável que, se você estiver disposto a licenciar a sua apresentação, por favor faça o upload para o Commons com a categoria a confirmar.
Como faço para receber anúncios sobre a Wikimania?
Antes da conferência - Acompanhe este site ou cadastre-se em wikimania-l, uma lista de discussão para a maioria das discussões ou anúncios relacionados à Wikimania.
Durante a conferência - um sinal eletrônico no foyer do Salão Rapaport e também anúncios na área de inscrições do Auditório serão usados para informar os participantes sobre quaisquer alterações e avisos.
Que hash tag devo usar para tweets e fotos?
Use #wikimania